Ganho médio mensal

Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP/MTSSS)

-

Quadros de Pessoal

-

Euro (€)

1991

2023

01/01/2019

29/01/2025

GANHO

Montante ilíquido em dinheiro e/ou géneros, pago ao trabalhador, com carácter regular em relação ao período de referência, por tempo trabalhado ou trabalho fornecido no período normal e extraordinário. Inclui, ainda, o pagamento de horas remuneradas mas não efetuadas (férias, feriados e outras ausências pagas).

REMUNERAÇÃO BASE (MENSAL)

Montante ilíquido em dinheiro e/ ou géneros pago aos trabalhadores no período de referência e correspondente às horas normais de trabalho, independentemente de terem faltado ou não por férias, maternidade, greves, formação profissional, doença e acidentes de trabalho por tempo igual ou inferior a um mês. Exclui: quaisquer prémios, subsídios (Natal, alimentação, alojamento, de turno, férias, de função e outros), diuturnidades e gratificações, mesmo que estes constem na definição de remuneração base do respetivo instrumento de regulamentação do trabalho.

REMUNERAÇÃO POR TRABALHO SUPLEMENTAR

Montante ilíquido, correspondente ao número de horas suplementares efetuadas no período de referência, quer tenham sido realizadas em dias de trabalho, quer em dias de descanso ou feriados (GEP/MTSSS).

PRÉMIOS E SUBSÍDIOS REGULARES

Montante ilíquido pago às pessoas ao serviço, com carácter regular mensal, por subsídio de alimentação, de função, de alojamento ou transporte, diuturnidades ou prémios de antiguidade, de produtividade, de assiduidade, subsídios por trabalhos penosos, perigosos ou sujos, subsídios por trabalho de turnos e noturnos. Exclui os montantes relativos a retroativos, indemnizações, subsídios de Natal ou férias (GEP/MTSSS).

(1) Trabalhadores por conta de outrem a tempo completo, que auferiram remuneração completa no período de referência (outubro).

(2) Valores nominais, ou seja, não têm em consideração a inflação.

(3) Os dados referem-se a Portugal continental. Os dados disponíveis na DataLABOR para a escala territorial NUTS e Municípios referem-se ao conjunto do território nacional. Este facto explica a diferença do valor do ganho médio total para a escala Portugal (que, como se referiu, diz respeito apenas a Portugal continental) e para a escala NUTS e Municípios.

-

Ligações LEX

Contrato de trabalho > Elementos típicos da prestação de trabalho > Retribuição
Envie as suas dúvidas e sugestões para datalabor@colabor.pt
© COLABOR 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS